O Movimento Gnóstico


   Sempre que falamos em Movimento Gnóstico, associamos com a instituição, na verdade o Movimento Gnóstico não é por si só uma instituição, é uma força, é a força revolucionária da Era de Aquário.

   O Movimento Gnóstico realmente não é uma instituição, é uma forca que está em constante atividade e modificação. Ainda que parte deste Movimento Gnóstico se cristalize como formas institucionais e tenha este mesmo nome.

   Se o Movimento Gnóstico assumisse uma forma fixa ele involuiria, por não estar de acordo com os parâmetros atuais do que são os ordenamentos da Loja Branca dos Mundos Superiores.

   O Movimento Gnóstico como instituição, foi criada dentro dos moldes do que foi ordenado ao V.M. Samael, por este Círculo Consciente da Humanidade Solar.

   Mas não quer dizer que hoje o que se espera do Movimento Gnóstico como instituição seja o mesmo do que foi deixado naquela época, não faria sentido.

   Tudo que está parado involui, mas também fazer modificações por caprichos humanos ou sem consciência do que é esperado do Movimento Gnóstico como forma, é algo absurdo.

   O Movimento Gnóstico como impulso da Era de Aquário, tem o alcance de aonde o Espírito possa chegar, aonde haja um livro gnóstico, ali está o Movimento Gnóstico atuando, aonde houver um Missionário Gnóstico, ainda que sem representar alguma bandeira ou instituição, ali está o Movimento Gnóstico.

   O Movimento Gnóstico é esta força revolucionária da Era de Aquário, revolucionaria contra nós mesmos, contra nossas debilidades, contra o julgo que tem contra a própria pessoa, sua natureza inferior.

   O Movimento Gnóstico é o impulso da liberação da consciência, da caridade, do amor, da prudência, do bom senso, da vontade e de tudo que se refere a estas virtudes humanas e espirituais que devem se expressar no indivíduo autêntico, no autêntico Homem.

   O Movimento Gnóstico é o êxtase místico da consciência, liberada por seus próprios esforços, autoconsciente, plena e completa por si mesma, e não por seus esforços e pelo esforço de sua Divindade Interior cuja a expressão mais inferior é a pessoa.

   O Movimento Gnóstico é o ensinamento revolucionário prático, sincero, verdadeiro, ainda que sem nomes, ainda que sem quartéis.



MDCLXV